As perspectivas do mercado imobiliário no setor de consórcios em 2024

Hoje, a modalidade voltada para a compra do imóvel conta com 1,7 milhão de participantes.

Na coluna de hoje, examinaremos as perspectivas de Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios):

“O consórcio de imóveis atualmente conta com 1,7 milhão de participantes ativos. Com a venda de quase 780 mil cotas no ano passado e um crescimento superior a 20%, esse setor apresenta características exclusivas, tais como prazos de pagamento prolongados, custos reduzidos, flexibilidade na utilização do crédito e poder de compra à vista. Torna-se uma excelente opção não apenas para a formação ou ampliação de patrimônio, mas também para possibilitar a geração de renda futura por meio do recebimento de aluguéis.

É relevante destacar ainda a importância da utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Em 2023, os consorciados utilizaram R$ 205 milhões do fundo, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS. Acreditamos que, em 2024, mantendo o mesmo ritmo de crescimento, o consórcio continuará sendo a melhor escolha para aqueles que planejam adquirir um imóvel.”

Compartilhe: