Consórcio
1. Grupo
No Consórcio você faz parte de um grupo, com a finalidade de adquirir bens móveis (Automóvel ou Pesados como caminhão por exemplo), bens imóveis (casa, apartamento, terrenos, reforma e construção) ou Serviços (Estética, Casamento, Formatura, etc.). Cada participante desse grupo será chamado de consorciado e terá um número chamado cota.
2. Pagamento de Parcelas
Após feita a adesão ao Consórcio é muito importante que pague as parcelas mensalmente e em dia para garantir sua participação nas assembleias.
3. Assembleia
Mensalmente são realizadas assembleias de contemplação, através de sorteios extraídos pelo Loteria Federal.
4. Lance
Para aumentar as suas chances de contemplação pode ser feita a oferta de lances para não depender apenas dos sorteios. No Consórcio o lance é a forma mais rápida de antecipação da sua contemplação.
5. Análise de Crédito
Somente após a contemplação é que a administradora de Consórcio irá avaliar o potencial de pagamento do crédito pelo cliente.
6. Contemplação
A melhor parte do Consórcio. É quando você recebe o crédito para adquirir seu bem. Os participantes contemplados devem continuar pagando as parcelas, conforme o plano adquirido.
Perguntas Frequentes
Uma administradora de consórcio, seja de automóveis ou de pesados, tem que ter a autorização para funcionar dado pelo Banco Central do Brasil e a partir daí começa a montar grupos de interessados em comprar um desses bens (carro ou caminhão, ônibus, maquinário agrícola etc). É necessário atingir um número mínimo de participantes para sortear um carro todo mês, então, somente quando o grupo tem essa quantidade de integrantes os consorciados começam a pagar as parcelas mensais. No mínimo um participante será sorteado por mês e levará a carta de crédito para comprar o seu bem. Além disso, existem os lances como forma de conseguir o bem sem esperar pelo sorteio. Os consórcios de carros costumam durar no máximo sete anos e no de pesados no máximo 10 anos. Ou seja, você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos do prazo. Há prazos menores também.
Para participar de um grupo de consórcio, você deve procurar uma administradora porque é ela que reúne os interessados no consórcio e vende as cotas. Existem duas possibilidades: entrar em um grupo em formação, que começa quando a empresa tem o número mínimo de consorciados, ou entrar em um grupo que está em andamento. Ou seja, que já foram realizadas algumas assembleias.
Assim que você entrar no consórcio, receberá boletos com parcelas fixas referente aos próximos 12 meses em sua casa pelos correios ou acessar o site que será passado na primeira correspondência que chegar. Basta pagá-la pelo site, aplicativo do banco ou no caixa eletrônico. O boleto precisa ter todas as informações sobre o consórcio, como a quantidade de consorciados que foram sorteados no mês anterior.
No consórcio não há juros, mas você paga uma taxa, chamada de taxa de administração. É com esta cobrança que a empresa ganha dinheiro por organizar os grupos, realizar os sorteios e guardar os pagamentos que cada consorciado faz mensalmente.
Sim. No consórcio Nacional Volkswagen com a Embracon isso ocorre a cada 12 meses. Geralmente, o reajuste segue o IPCA e anualmente sofre um reajuste. Se o crédito que você escolheu referente ao bem desejado ficar mais caro, a parcela também vai subir após 1 ano. O contrário também pode ocorrer. Ou seja, se houver uma diminuição do índice do IPCA referente ao ano anterior, também haverá uma redução no valor da parcela.
Existem duas maneiras: o sorteio e o lance. Cada administradora faz no mínimo um sorteio mensal entre todos os participantes do consórcio que estão com o pagamento em dia. No lance, a regra muda. Os interessados disputam pelo número de parcelas que conseguem pagar naquele mês. Então, o consorciado que antecipar o pagamento de mais mensalidades levará a carta de crédito referente ao bem e valor escolhido.
Não. Isso porque quando você dá o lance, você não faz o pagamento das parcelas que vai antecipar. Este é o momento de avisar a administradora e, caso ganhe a disputa, pagar o que decidiu. Então, quando o seu lance não vence, basta ficar com o dinheiro e planejar a próxima tentativa.
Sim. Independentemente de ser sorteado no começo do consórcio, você deve continuar pagando até que todos do seu grupo sejam contemplados.
Se você percebeu que não está dando conta das parcelas, pode tentar três saídas:
- Passar a sua participação para um interessado em comprar a sua cota;
- Procurar outro crédito mais barato que a administradora esteja sorteando, pois as parcelas podem ficar menores;
- Em último caso, ir até a administradora e pedir sua exclusão do grupo. Você terá que pagar uma multa e esperar ser sorteado para receber o dinheiro que pagou nas parcelas anteriores.
Não. Quando alguém é sorteado, deve escolher o modelo do bem (carro, caminhão, ônibus, etc) e informar para a administradora, pois ela fará todo o processo da compra. O dinheiro da carta de crédito não cai na sua conta. Ele vai direto para quem está vendendo o bem (Outra concessionária, lojista e até particular). Esse valor é usado na compra do bem.
Você pode mudar de modelo do bem quando for contemplado, mas não é permitido comprar um bem de outra categoria, como um imóvel por exemplo. Verifique com a administradora quais tipos de veículos você pode comprar.
Não tem problema. Se for um modelo mais barato, você pode comprá-lo e usar o restante do crédito para quitar as parcelas do consórcio, O IPVA e até o seguro. Se for mais caro, você usa a carta de crédito e completa o restante com recurso próprio.
Sim. pois a carta de crédito permite que você adquira qualquer bem dentro da categoria.
Até o consórcio acabar. Se você for sorteado e não quiser comprar naquela hora, a administradora deve depositar o valor da carta de crédito em uma poupança e você tem o prazo mínimo de seis meses para sacar.
Regulamento
Confira aqui o regulamento para os clientes do Consórcio Nacional Volkswagen com a Embracon. Neste arquivo você pode consultar as cláusulas do contrato com toda transparência, de uma maneira rápida e segura. Para o Consórcio Nacional Volkswagen com a Embracon é uma satisfação manter nossos clientes informados de que estão fazendo um investimento seguro!
Para visualizar o arquivo, basta clicar no botão abaixo. Para salvar, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o link e selecione: “Salvar Como”.